Ambientes menores são cada vez mais comuns, menor a metragem maior o desafio. Existem inúmeras combinações de layouts e fluxos para um ambiente, seja ele de grande, médio ou pequeno porte. Porém para o desenvolvimento dos menores precisa-se de mais atenção e delicadeza, pois 2cm podem ser a diferença necessária para adicionar ou descartar opções decisivas de layout.
Ambientes menores são cada vez mais comuns
Para tanto, consideramos algumas regras básicas para execução de um projeto compacto onde o aproveitamento de espaço foi essencial, pois além de ser compacto, tínhamos no quadro de necessidades os seguintes itens:
- Máquina lava e seca;
- Sofá cama;
- Cama Queen;
- Estante/Móvel para armazenamento e eletrônicos;
- Soluções de espaço para armazenamento;
- Leitura minimalista, limpa e organizada.
Iniciamos analisando o fluxo da planta em comparação com a infraestrutura existente: hidráulico e elétrico. Passando então para o brainstorming de cores, referências e adequações de acordo ao gosto e necessidades do cliente.
Uma vez definido o layout, iniciamos a próxima etapa do desenvolvimento do projeto: o projeto é enriquecido com maior detalhamento:
Elevações dos móveis, exemplificando o que havia sido mostrado anteriormente, através de imagem 3D simplificado, e assim, o projeto começa a ficar mais claro, fluxos e estilos em um ambiente ainda é grande mesmo em projetos compactos.
Nesse mesmo prédio, tivemos mais studios executados com estilos e layouts bem distintos: